quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Já temos mais músicos interessados: Bruno Alves (português na Alemanha), Mr. Bones (Lisboa) e Tarsish (Lisboa).
 Em breve iremos dar mais informação sobre estes músicos.


There are three more artists interested: Bruno Alves (portuguese but living in Germany), Mr. Bones (Lisbon) and Tarsish (Lisbon).
We're going to post more information about them soon.

domingo, 12 de dezembro de 2010


Deftones


Biografia
Os Deftones foram um dos primeiros grupos a alternar entre riffs heavy e voz gritada com música mais etérea e voz sussurrada – criando uma boa quantidade de seguidores após o seu começo. O grupo foi formado em Sacramento, Califórnia, durante o ano de 1988, quando os então estudantes de liceu Stephen Carpenter (guitarra), Abe cunningham (bateria) e Chino Moreno (voz) começaram a improviser juntos. Escolheram o nome Deftones e começaram a tocar em diversos locais da sua cidade pouco depois, recorrendo a diversos baixistas até encontrarem o seu baixista permanente, Chi Cheng.
Apesar do grupo ser baseado na onda metal ao princípio, no início dos anos ’90 começaram a expander o seu som, inspirados nos Tool, Rage Against the Machine e Faith No More. Uma consistente demo de quarto faixas foi preparada e garantiu ao grupo um contracto com a editor da Madonna, a Maverick Records. Com a ajuda do produtor Terry Date, o quarteto lançou o seu primeiro álbum, “Adrenaline”, em Outubro de 1995. Apesar do álbum não ter sido um sucesso instantâneo permitiu-lhe criar uma base de fãs dedicados à moda antiga – ao irem em tour sem parar (sozinhos e a abrir concertos para músicos estabelecidos no mundo da música, como Ozzy Osbourne, L7 and Korn). Com as vendas do “Adrenaline” a chegar aos 200.000 exemplares, as expectativas para o seu segundo álbum, “Around the Fur”, eram grandes. Lançado em Outubro de 1997, conseguiu estar à altura das expectativas, tendo catapultado a banda para o topo do metal-alternativo, em grande parte graças aos favorites da MTV e da radio “My Own Summer (Shove It)” e “Be Quiet and Drive (Far Away)”. Algum tempo após o lançamentodeste álbum, o DJ/teclista Frank Delgado (que tinha contribuido para o os dois primeiros álbuns) juntou-se oficialmente à banda.
Enquanto trabalhavam no seu terceito álbum de studio, “White Pony”, lançaram o EP de sete faixas “1999’s Live”. O “White Pony” acabou por ser lançado em Junho de 2000 e mostrou-se ser um dos lançamentos mais avidamente esperados do ano. O álbum foi outro grande sucesso (tendo-se estreado no nº 3 do top de álbuns) e mostrou uma banda sem medo de experimentar no seu som, com Moreno a usar as suas influências dos anos ’80 (The Cure e The Smiths).
O muito esperado pela crítica e pelos fãs, single “Minerva” foi lançado em Maio de 2003. Embarcaram em seguida na tour “Summer Sanitarium” com os Metallica e os Linkin Park. Chegaram ao nº 2 da Billboard 200 e decidiram fazer uma merecida pausa para descanso e projectos paralelos.
Em Outubro de 2005, saiu um álbum de dois discos com os B-sides e as raridades todas, antes de de regressarem ao estúdio para gravarem o “Saturday Night Wrist”, que seria lançado um ano depois.
Em 2007, a banda começou a trabalhar em “Eros” que era previsto ser o seu sexto álbum de estúdio. O álbum foi adiado indefinitamente quando o baixista Chi Cheng teve um acidente de carro grave que o deixou em coma durante meses. Cheng foi substituido pelo baixista dos Quicksand, Sergio Vega, em 2009, e a banda voltou a ire m tour e a graver. Apesar do “Eros” continuar na gaveta, em 2010, a banda lançou o “Diamond Eyes”.
- Traduzido a partir do texto de Greg Prato, encontrado em http://www.starpulse.com/Music/Deftones/Biography/

Dado que o álbum Diamond Eyes já tem a sua própria artwork e que o que vamos fazer é apenas uma alternativa possivel, a pesquisa teórica passa mais pelo trabalho já realizado no “Diamond Eyes” e pelos outros álbuns da banda para ver o que é costume neles e qual o estilo que mais se apropria, do que própriamente as suas influências. Isto também porque eles já são tão “grandes” no ramo musical que são eles próprios mais influência para muitos artistas do que propriamente influenciados.


Esquerda: capa do “Diamond Eyes”; direita: capa do “Diamond Eyes” single.


Em cima: Fotografia do livrete do “Diamond Eyes”


Esquerda: capa do “Adrenaline”; direita: capa do “Around the Fur”.


Esquerda: capa do “Saturday Night Wrist”; direita: capa do “White Pony”

            É fácil de perceber, especialmente para quem conhece os videoclips da banda, que têm uma ligação fácil com animais e mulheres.
            A nossa ideia é desenvolver algo com base numa imagem de uma mulher com um cavalo, uma vez que a mulher é essencial em Deftones e os animais são já uma imagem de marca, em particular o cavalo, uma vez que o álbum mais famoso da banda é o “White Pony”, tendo transformado o cavalo da capa num logótipo alternativo. Muito se diz sobre o regresso dos Deftones depois do acidente de Chi Cheng, mas é consensual que o último álbum lançado pela banda é um regresso à qualidade do “White Pony” que muitos consideram o auge da banda. Podíamos ter escolhido trabalhar a artwork do “White Pony” – que é propositadamente simples – mas escolhemos trabalhar o “Diamond Eyes”, com um cavalo, numa espécie de homenagem ao regresso do som de “White Pony”. Não é fácil para uma banda de amigos de longa data ver o seu baixista, e amigo de juventude, ficar em coma, sem conseguir falar ou mexer-se sozinho, e, no entanto, continuarem o seu trabalho, as tours e as gravações e fazerem-no muito bem. Este trabalho é acima de tudo uma homenagem.
            Inspirámo-nos nas seguintes imagens:


            Para não termos novamente problemas de direitos de autor decidimos fazer uma sessão fotográfica com cavalos e usando a Vera e a Mariana do nosso grupo como modelos. A Laila Bandeiras mostrou-se disponível e deixou-nos ir tirar fotografias à éguas dela no dia 23 de Novembro.




 Iremos em breve começar a trabalhar estas fotografias.
Os D.O.C.A. já têm MySpace!

   No dia 3 de Dezembro de 2010, tinhamos uma reunião marcada com quatro bandas amadoras das Caldas da Rainha mas, embora tenhamos esperado uma hora, nenhuma das bandas compareceu, nem nos tornaram a contactar. Desistimos de trabalhar com essas bandas e continuamos a tentar "recrutar". Já temos outras bandas interessadas com as quais já estabelecemos contacto. Aguardamos respostas. Entretanto vamos usando o MySpace para deixar a nossa proposta a tantas bandas quanto o tempo permite e agora ja não são só bandas da região Oeste. Recordo que estamos disponíveis para trabalhar com músicos de qualquer sítio, estilo, idade, amadores e profissionais!
  
   Enquanto a recruta avança, vamos trabalhando com os Scarscythe (que mudaram de ideias em alguns pormenores e portanto, teremos mais imagens para postar brevemente) e em alternativas à artwork oficial de algumas bandas para podermos mostrar às bandas o que sabemos fazer. Neste momento estamos a trabalhar no "Diamond Eyes" dos Deftones e no "Between Darkness and Wonder" dos Lamb.

    Já entregámos o portfolio do trabalho deste 1º Período do ano lectivo (não esquecer que isto é um projecto escolar) e a Prof. Siopa está a pensar nas notas. Quando soubermos que nota é que o nosso trabalho vale (so far) divulgamos.

____________________________

D.O.C.A. are now on MySpace too!

   On the 3rd of December we had a a meeting scheduled with four amateur bands of Caldas da Rainha but, even though we waited for an hour none of the bands showed up, and didn't contact us again either. We gave up working with those bands but we're still trying to "recrute". We already have a couple more bands interested with whom we've estabilished contact. We're waiting for their answers. Meanwhile we've been using MySpace to leave our presentation to as many bands as time allows us to and we're not limiting ourselves to bands in the west. Let me remind you that we're available to work with musicians from anywhere, any style, age, amateurs or pros! 

   While we recrute, we're working with Scarscythe (they changed their minds about a few details therefore, we'll have more images to show soon) and also in alternatives to official artworks so we can show the bands what we can do. We've been working on "Diamond Eyes" by Deftones and "Between Darkness and Wonder" by Lamb.

    We've delievered our portfolio with the work of the 1st term (lets not forget this is a school project) and Teacher Siopa is thinking about our grades. When we know what our work is worth (so far) we'll tell you.

domingo, 28 de novembro de 2010

   Boas notícias! Três das seis bandas com quem tencionamos trabalhar já confirmaram a sua presença na reuniao de dia 3 de Dezembro. Nesta reunião vamos apresentar o projecto em maior detalhe e esclarecer as dúvidas das bandas.

   Entretanto, o trabalho com os Scarscythe avança. Iremos em breve ter uma sessão fotográfica com eles, mas de resto, está tudo pronto. Para os curiosos fica aqui um vídeo que a banda postou no youtube:
  

Caso haja alguma banda interessada, com quem não estabelecemos contacto, por favor falem connosco! O Grupo D.O.C.A. trabalha com qualquer banda amadora interessada, mesmo que não seja da região Oeste.

__________

Good news! Three of the six bands we're planning on working with have confirmed their presence on the 3rd of December, In this meeting we're going to introduce our project in more detail and answer the bands' questions.
Meanwhile we keep working with Scarscythe. Soon we'll have a photoshoot with them but things are mostly finished. Here's a video that the band posted on youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=bORB6740d4Y

In case there's any band interested to whom we haven't reached yet, please send us a message! Group D.O.C.A. works with any amateur band, even if not from the west.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Temos andado ocupados com a realização do nosso portfólio, no entanto já temos novos esboços para a capa dos Scarscythe. Aqui ficam algumas propostas:

We've been busy fisnishing our portfolio, still we have a few new sketches for Scarscythe's artwork. Here are some:

Capa / Cover

 Contra capa / Back cover





sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Recentes actividades do grupo

        O nosso grupo andou a distribuir pedidos de patrocínios entre diversas gráficas caldenses, tendo sido positivamente abordados pela Gráfica Rainha D.Leonor que aceitou em apoiar-nos neste projecto.
        Dois dos nossos membros irão agora incidir num novo trabalho que tem por objectivo promover as capacidades do grupo. Vamos, portanto, concorrer ao concurso da Rockline Tribe para a criação de uma capa alternativa para o álbum "Diamond Eyes" dos Deftones.

____________

   Our group has been delievering proposals in graphics in our town and the graphic D. Leonor has shown interested in our project.
   Two of our members are now going to start developing a new work to promote our abilities. We're going to enter Rockline Tribe's contest for an alternative cover of  "Diamon Eyes" by Deftones.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Já temos o nosso primeiro esboço para a capa! Estamos a desenvolver novas ideias e pensamos diversificar os materiais. Esperemos que gostem e  agradecíamos  a vossa opinião\crítica.

We have our first sketch for the cover! We're working on new ideas and thinking about trying different materials. We hope you like it and we'd appreciate some critics.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Actualizações

    Após dois concertos dos Scarscythe e de alguma pesquisa no local, começámos os esboços e as ideias estão a fluir. O primeiro esboço está fieto mas vai ser modificiado e para tal, temos agendada para amanhã uma sessão de fotos com alguns dos elementos da banda.
    Continuamos à espera de poder marcar a reunião com as Bandas da Caldas para poder apresentar-lhes o nosso projecto e entretanto iremos entrar em contacto com diversas empresas gráficas da região.

__________

   After two Scarscythe's concerts and some research on the scene, we're started sketching and the ideas are flowing. The first sketch is done but it still needs some changes so we scheduled for tomorrow a photoshoot with some of the elements of the band.
   We're still waiting to be able to shedule a meeting with the bands of our town so we can introduce them to our project. While we wait we're going to start talking to some graphics.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010


     A banda começou em 2008 quando dois amigos, Flávio (guitarra e voz) e Fedra (guitarra), quiseram criar um projecto de heavy metal, com uma boa melodia como as suas grandes influências. Nos seus primeiros meses tocavam apenas covers, mas pouco depois começaram a fazer as suas próprias músicas com a assistência de uma bateria electrónica. Então juntaram-se à banda o Ziu (baixo) e o Diogo (bateria) e tudo mudou pois começaram a ensaiar como uma banda real... De momento estão a produzir mais originais e a ensaiar muito as suas novas canções para gravarem o seu primeiro EP, cuja artwork será realizada pelo nosso grupo. 

     Vão estar este Sábado no Centro da Juventude, pelas 21h30 e dia 23 deste mês, no mesmo local, pelas 23h.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

O nosso facebook para actualizações rápidas:
Our facebook page:

Memorando

     O nosso memorando, a explicação extensa do projecto:

     Definição do tema/problema
Criação e recriação de artwork de álbuns e livros.
    
     Grupo (elementos):
-Catarina Pereira (porta-voz);
-Manuel Pernão;
-Mariana Madeira;
-Vera Machado,


     Argumentos em defesa do tema proposto

     Somos um grupo de quatro elementos, juntos neste projecto devido ao nosso interesse em design gráfico e música. Começámos por pensar em recriar apenas capas de álbuns musicais e livros antigos, mas depressa percebemos que tería muito mais interesse trabalhar em algo que envolvesse a colaboração com outros artistas e que pudesse ser, de algum modo, útil à comunidade – neste caso, artística – da nossa localidade e região.
     Uma vez que temos alguns contactos e conhecimentos na área musical da nossa cidade decidimos tentar fazer com que o nosso projecto abrangesse trabalhos com as Bandas Caldenses – um conjunto de bandas musicais, citiadas na cidade, que contam com o apoio da Câmara Municipal das Caldas da Rainha. Conhecemos algumas das bandas e sabemos que por serem bandas amadoras, por vezes, não têm nem o tempo nem os meios necessários para conseguir realizar alguns dos seus projectos e como tal, queremos unir forças com estes artistas para os ajudar com uma parte dos seus trabalhos – a parte da imagem – e fazê-lo desenvolvendo as nossas capacidades e produzindo trabalho que nos parece que será interessante tanto a um nível artístico como cultural: a criação da artwork dos Eps e álbuns destes artistas.
     Para desenvolver este projecto temos de ter o apoio do Centro da Juventude e o interesse das bandas. Para tal, começámos por nos reunir com o Director do Centro da Juventude para que ele nos possa ajudar a entrar em contacto com as bandas. Esta reunião foi o primeiro passo, onde se decidiu que devíamos marcar um encontro com as Bandas Caldenses para lhes podermos apresentar o projecto, esclarecer as dúvidas que devem, com certeza, surgir e ver quem são as bandas interessadas. Só após sabermos quantas bandas é que estão interessadas é que podemos concluir se vamos ter de usar o grupo todo para estes trabalhos ou se será mais viável dividir o grupo em pares, que seriam alternados ao longo do tempo, e trabalhar a recriação de capas de álbuns e livros antigos, de modo a podermos ter trabalho durante todo o ano lectivo. 
     Em qualquer dos casos, o trabalho com as bandas será realizado em pares, escolhidos de acordo com o estilo da banda e dos elementos do grupo (não faz sentido uma pessoa que não tem conhecimento nenhum sobre pop trabalhar a artwork de uma banda desse género e o mesmo se aplica para qualquer outro género musical) e seguirá sempre uma sequência decidida em conjunto pelo grupo. Começaremos sempre por reunir com a banda para conhecermos as pessoas atrás da música – como qualquer arte, a música é sempre pessoal e isso deve estar presente também na nossa parte do trabalho – dialogaremos com os artistas para que nos possam dizer o que têm em mente sobre o seu próprio projecto, qual a imagem que pretendem transmitir e, claro, nos dizerem quais os nossos limites com que podemos trabalhar – têm, obviamente, esse direito, é, afinal de contas, a música deles. Após essa fase passamos à pesquisa teórica, ou seja, informarmo-nos o máximo possível sobre o que já foi feito dentro do estilo – especialmente os artistas que influenciaram as bandas com que vamos trabalhar – e acumularmos nas nossas mentes tantas referências quanto possível para que o trabalho possa ser o mais original que conseguirmos. Depois começamos a esboçar ideias e fazer os estudos de cor, desenvolver a base toda que iremos, em seguida, levar às bandas para que possam ver as nossas ideias, para que lhas possamos explicar e, em conjunto com eles, reformulá-las e decidir o projecto final. Após tudo isto, claro, o projecto final. Este terá de ser entregue a uma gráfica, com que teremos de fazer um protocolo (ainda não decidimos qual mas estamos a procurar).
     Um dos aspectos do nosso projecto que não podemos esquecer é que tudo isto é também uma forma de divulgar a arte da região e, como tal, há que apresentá-la ao público. Pensámos em fazer isto em diversos locais como o Centro da Juventude da nossa cidade, e tal até de outras, o CCC, as escolas secundárias da localidade e alguns cafés galeria. Tencionamos apresentar não só o resultado final – o álbum propriamente dito – mas também todos os estudos que nos levaram até a esse resultado e, ao mesmo tempo, divulgar as bandas, ao permitir que o público possa ouvir excertos do seu trabalho e talvez, em alguns dos locais possíveis para a apresentação, até arranjar forma de as bandas poderem tocar ao vivo e comunicar com o público. Ou seja, ter as bandas presentes nas apresentações para que eles, e nós, possamos responder a qualquer questão colocado ou até crítica.
     Tínhamos, no ínicio do projecto, pensado em fazer com que o nosso projecto pudesse reverter financeiramente a favor de uma associação que trabalhe na área da luta contra o analfabetismo – isto por, ao principio, o nosso tema revolver principalmente em volta dos livros. Continuamos a achar que isto seria interessante, talvez não para a luta contra o analfabetismo mas uma organização que trabalhe com a cultura e a arte. Para tal, tencionamos pedir autorização às bandas para vendermos alguns dos trabalhos em formato de poster.
     A primeira banda com quem vamos trabalhar são os Scarscythe, uma banda também citiada nas Caldas da Rainha, embora não pertençam às Bandas Caldenses. Iremos em breve reunir-nos com eles e começar o trabalho.
     De modo a podermos mais facilmente ser contactados em qualquer assunto sobre o projecto, criámos uma conta de endereço eletrónico, uma conta de facebook e um blog que servirão também para podermos manter os interessados, ou meramente curiosos, sempre actualizados e para que qualquer pessoa possa muito facilmente colocar dúvidas, dar sugestões e sempre que possível, críticas constructivas que serão sempre apreciadas.

Primeira actualização e Scarscythe

   Encontrámos a primeira banda com quem vamos trabalhar: Scarscythe! Uma banda caldense independente do apoio da Câmara. Iremos em breve apresentar a banda aqui no blog.
   Escrevemos há uns dias o memorando necessário para o portfolio do trabalho e iremos em breve "postá-lo" aqui no blog para esclarecer todas as dúvidas existentes.
   Hoje, conseguimos encontrar-nos com o Director do Centro da Juventude das Caldas da Rainha que apoia o nosso projecto e que nos vai facilitar a comunicação com as bandas. Combinámos com ele organizar uma reunião de apresentação do projecto às bandas que vamos amanhã, durante o tempo de aula, preparar.
   Em breve, mais novidades!

_________

   We found the first band we're going to work with: Scarscythe! An independent band from Caldas da Rainha. We'll introduce them here soon.
    We had to write a memo to our portfolio and we're going to post it here to clarify some questions that people might have.
   Today we managed to meet with the Director of our town's Youth Center who supports our project and is going to put us in contact with some bands. We agreed that we'd prepare a presentation about the project and we'll do that tomorrow in class.
   More updates soon!

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Introdução ao projecto




   Este grupo foi criado no âmbito de Área de Projecto, e temos como objectivo a criação de livretes de álbuns e recriação de capas de livros. Visto sermos alunos de Artes Visuais, achámos que podíamos usar as nossas capacidades e, deste modo, criar capas originais para beneficio da cultura da cidade de Caldas da Rainha. 
   O nosso trabalho será, em principio, feito com o apoio do Centro da Juventude da nossa cidade e de uma gráfica ainda a decidir. 
   Criámos este blog para mais facilmente podermos divulgar o nosso trabalho, as bandas e ao mesmo tempo pedir as criticas/opiniões. 


Original Album Cover Design
This group was created in a project class and we have as a main purpose the design of CD covers and recriation of book covers. Seeing that we are students of visual arts we thought of using our abilities and, in this way, creating original covers for the benefit of our city (Caldas da Rainha). Our project has the support of our town's Youth Center (Centro da Juventude) and a graphic called Gráfica D. Leonor. We created this acount in order to spread the word about our work, the bands and, at the same time, to get some critics/sugestions.

Design Original de Capas de Albúns