quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Já temos o nosso primeiro esboço para a capa! Estamos a desenvolver novas ideias e pensamos diversificar os materiais. Esperemos que gostem e  agradecíamos  a vossa opinião\crítica.

We have our first sketch for the cover! We're working on new ideas and thinking about trying different materials. We hope you like it and we'd appreciate some critics.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Actualizações

    Após dois concertos dos Scarscythe e de alguma pesquisa no local, começámos os esboços e as ideias estão a fluir. O primeiro esboço está fieto mas vai ser modificiado e para tal, temos agendada para amanhã uma sessão de fotos com alguns dos elementos da banda.
    Continuamos à espera de poder marcar a reunião com as Bandas da Caldas para poder apresentar-lhes o nosso projecto e entretanto iremos entrar em contacto com diversas empresas gráficas da região.

__________

   After two Scarscythe's concerts and some research on the scene, we're started sketching and the ideas are flowing. The first sketch is done but it still needs some changes so we scheduled for tomorrow a photoshoot with some of the elements of the band.
   We're still waiting to be able to shedule a meeting with the bands of our town so we can introduce them to our project. While we wait we're going to start talking to some graphics.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010


     A banda começou em 2008 quando dois amigos, Flávio (guitarra e voz) e Fedra (guitarra), quiseram criar um projecto de heavy metal, com uma boa melodia como as suas grandes influências. Nos seus primeiros meses tocavam apenas covers, mas pouco depois começaram a fazer as suas próprias músicas com a assistência de uma bateria electrónica. Então juntaram-se à banda o Ziu (baixo) e o Diogo (bateria) e tudo mudou pois começaram a ensaiar como uma banda real... De momento estão a produzir mais originais e a ensaiar muito as suas novas canções para gravarem o seu primeiro EP, cuja artwork será realizada pelo nosso grupo. 

     Vão estar este Sábado no Centro da Juventude, pelas 21h30 e dia 23 deste mês, no mesmo local, pelas 23h.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

O nosso facebook para actualizações rápidas:
Our facebook page:

Memorando

     O nosso memorando, a explicação extensa do projecto:

     Definição do tema/problema
Criação e recriação de artwork de álbuns e livros.
    
     Grupo (elementos):
-Catarina Pereira (porta-voz);
-Manuel Pernão;
-Mariana Madeira;
-Vera Machado,


     Argumentos em defesa do tema proposto

     Somos um grupo de quatro elementos, juntos neste projecto devido ao nosso interesse em design gráfico e música. Começámos por pensar em recriar apenas capas de álbuns musicais e livros antigos, mas depressa percebemos que tería muito mais interesse trabalhar em algo que envolvesse a colaboração com outros artistas e que pudesse ser, de algum modo, útil à comunidade – neste caso, artística – da nossa localidade e região.
     Uma vez que temos alguns contactos e conhecimentos na área musical da nossa cidade decidimos tentar fazer com que o nosso projecto abrangesse trabalhos com as Bandas Caldenses – um conjunto de bandas musicais, citiadas na cidade, que contam com o apoio da Câmara Municipal das Caldas da Rainha. Conhecemos algumas das bandas e sabemos que por serem bandas amadoras, por vezes, não têm nem o tempo nem os meios necessários para conseguir realizar alguns dos seus projectos e como tal, queremos unir forças com estes artistas para os ajudar com uma parte dos seus trabalhos – a parte da imagem – e fazê-lo desenvolvendo as nossas capacidades e produzindo trabalho que nos parece que será interessante tanto a um nível artístico como cultural: a criação da artwork dos Eps e álbuns destes artistas.
     Para desenvolver este projecto temos de ter o apoio do Centro da Juventude e o interesse das bandas. Para tal, começámos por nos reunir com o Director do Centro da Juventude para que ele nos possa ajudar a entrar em contacto com as bandas. Esta reunião foi o primeiro passo, onde se decidiu que devíamos marcar um encontro com as Bandas Caldenses para lhes podermos apresentar o projecto, esclarecer as dúvidas que devem, com certeza, surgir e ver quem são as bandas interessadas. Só após sabermos quantas bandas é que estão interessadas é que podemos concluir se vamos ter de usar o grupo todo para estes trabalhos ou se será mais viável dividir o grupo em pares, que seriam alternados ao longo do tempo, e trabalhar a recriação de capas de álbuns e livros antigos, de modo a podermos ter trabalho durante todo o ano lectivo. 
     Em qualquer dos casos, o trabalho com as bandas será realizado em pares, escolhidos de acordo com o estilo da banda e dos elementos do grupo (não faz sentido uma pessoa que não tem conhecimento nenhum sobre pop trabalhar a artwork de uma banda desse género e o mesmo se aplica para qualquer outro género musical) e seguirá sempre uma sequência decidida em conjunto pelo grupo. Começaremos sempre por reunir com a banda para conhecermos as pessoas atrás da música – como qualquer arte, a música é sempre pessoal e isso deve estar presente também na nossa parte do trabalho – dialogaremos com os artistas para que nos possam dizer o que têm em mente sobre o seu próprio projecto, qual a imagem que pretendem transmitir e, claro, nos dizerem quais os nossos limites com que podemos trabalhar – têm, obviamente, esse direito, é, afinal de contas, a música deles. Após essa fase passamos à pesquisa teórica, ou seja, informarmo-nos o máximo possível sobre o que já foi feito dentro do estilo – especialmente os artistas que influenciaram as bandas com que vamos trabalhar – e acumularmos nas nossas mentes tantas referências quanto possível para que o trabalho possa ser o mais original que conseguirmos. Depois começamos a esboçar ideias e fazer os estudos de cor, desenvolver a base toda que iremos, em seguida, levar às bandas para que possam ver as nossas ideias, para que lhas possamos explicar e, em conjunto com eles, reformulá-las e decidir o projecto final. Após tudo isto, claro, o projecto final. Este terá de ser entregue a uma gráfica, com que teremos de fazer um protocolo (ainda não decidimos qual mas estamos a procurar).
     Um dos aspectos do nosso projecto que não podemos esquecer é que tudo isto é também uma forma de divulgar a arte da região e, como tal, há que apresentá-la ao público. Pensámos em fazer isto em diversos locais como o Centro da Juventude da nossa cidade, e tal até de outras, o CCC, as escolas secundárias da localidade e alguns cafés galeria. Tencionamos apresentar não só o resultado final – o álbum propriamente dito – mas também todos os estudos que nos levaram até a esse resultado e, ao mesmo tempo, divulgar as bandas, ao permitir que o público possa ouvir excertos do seu trabalho e talvez, em alguns dos locais possíveis para a apresentação, até arranjar forma de as bandas poderem tocar ao vivo e comunicar com o público. Ou seja, ter as bandas presentes nas apresentações para que eles, e nós, possamos responder a qualquer questão colocado ou até crítica.
     Tínhamos, no ínicio do projecto, pensado em fazer com que o nosso projecto pudesse reverter financeiramente a favor de uma associação que trabalhe na área da luta contra o analfabetismo – isto por, ao principio, o nosso tema revolver principalmente em volta dos livros. Continuamos a achar que isto seria interessante, talvez não para a luta contra o analfabetismo mas uma organização que trabalhe com a cultura e a arte. Para tal, tencionamos pedir autorização às bandas para vendermos alguns dos trabalhos em formato de poster.
     A primeira banda com quem vamos trabalhar são os Scarscythe, uma banda também citiada nas Caldas da Rainha, embora não pertençam às Bandas Caldenses. Iremos em breve reunir-nos com eles e começar o trabalho.
     De modo a podermos mais facilmente ser contactados em qualquer assunto sobre o projecto, criámos uma conta de endereço eletrónico, uma conta de facebook e um blog que servirão também para podermos manter os interessados, ou meramente curiosos, sempre actualizados e para que qualquer pessoa possa muito facilmente colocar dúvidas, dar sugestões e sempre que possível, críticas constructivas que serão sempre apreciadas.

Primeira actualização e Scarscythe

   Encontrámos a primeira banda com quem vamos trabalhar: Scarscythe! Uma banda caldense independente do apoio da Câmara. Iremos em breve apresentar a banda aqui no blog.
   Escrevemos há uns dias o memorando necessário para o portfolio do trabalho e iremos em breve "postá-lo" aqui no blog para esclarecer todas as dúvidas existentes.
   Hoje, conseguimos encontrar-nos com o Director do Centro da Juventude das Caldas da Rainha que apoia o nosso projecto e que nos vai facilitar a comunicação com as bandas. Combinámos com ele organizar uma reunião de apresentação do projecto às bandas que vamos amanhã, durante o tempo de aula, preparar.
   Em breve, mais novidades!

_________

   We found the first band we're going to work with: Scarscythe! An independent band from Caldas da Rainha. We'll introduce them here soon.
    We had to write a memo to our portfolio and we're going to post it here to clarify some questions that people might have.
   Today we managed to meet with the Director of our town's Youth Center who supports our project and is going to put us in contact with some bands. We agreed that we'd prepare a presentation about the project and we'll do that tomorrow in class.
   More updates soon!